24 junho 2009

Quinta-feira, 18 de Junho de 2009

Arquivos do Fado

Chama-se “Amália Secreta” e é o terceiro CD da colecção Arquivos do Fado que, aconselho, é para seguir atentamente. Editado e distribuído pela Farol Musica e fabricado sob licença da Tradisom, apresenta-nos gravações que ocorreram entre 1953 e 1958.
Com uma concepção gráfica fora do comum em álbuns de fado, este conjunto de digipacks são lançamentos perfeitos para figurar na colecção de qualquer apreciador de fado, de fadistas antigos (embora Amália seja sempre recente, vive no imaginário de todos nós e nas recordações de muitos) e de gravações antigas/raridades.
“Amália Secreta”, é constituído por 16 fados, 2 canções espanholas e 2 rancheras. Os discos de 78 rotações encontram aqui uma recuperação excelente e bem seleccionada. As gravações foram feitas no Brasil, em Nova Iorque, em França, o que demonstra de imediato, como artista, a sua projecção para o exterior.
Devido a alguns desentendimentos com a editora Valentim de Carvalho (1958), existiu um disco que não foi editado em Portugal. Agora temos oportunidade de ouvir os maravilhosos fados de Frederico Valério acompanhados por Domingos Camarinha e Santos Moreira. Pela editora francesa Ducretet-Thompson foi editado um disco que inclui as canções espanholas e rancheras, e três cantigas acompanhadas pela orquestra de Fernando Carvalho, que foram editadas no EP “Amália Rodrigues – La Fabulosa”.
Esta exposição que acabei de narrar vem muito bem detalhada no pequeno ensaio da autoria de Ramiro Guiñazú. O resto do livrinho traz os poemas (ainda bem!) com indicações das músicas, letras, editoras, números de catálogo e acompanhantes.
Para finalizar, queria destacar que a voz de Amália, nestas gravações, encontra-se muito virginal, muito clara, pouco moída, o que amplifica a sensação (ainda maior do que é costume) de que a sua voz pode projectar-se infinitamente. Esta foi uma sensação que sempre tive com a voz de Amália, porque ela é das poucas fadistas que não grita. Não precisa. A voz modula-se de forma tão natural à orgânica das canções, flutua com uma elasticidade e alcance que parecem não ter limites. Nestas gravações sentem-se ainda mais essas características e esse talento todo ao rubro, um pouco menos contido, mas tão bonito!

Fonte:
http://soldadodofado.blogspot.com

1 comentário:

  1. Caro Ramiro,
    Deixa-me muito lisonjeada por publicar no seu blogue o meu comentário ao "Amália Secreta".
    Agradecimentos sinceros e desejo-lhe muitas felicidades

    ResponderEliminar